Olhos Azuis: Documentário sobre Preconceito

O sociólogo Eduardo Gianetti faz a apresentação deste documentário sobre preconceito, vídeo acima, intitulado Olhos Azuis, que trata de experiência feita pela professora estadunidense Jay Elliott, sobre pessoas que fazem discriminação colocadas na situação dos discriminados, algo que poderíamos chamar de espelhar a situação, para a pessoa sentir literalmente na própria pele o que é viver o preconceito, o racismo e a discriminação. De fato, uma maneira engenhosa de fazer o outro se colocar no lugar do outro. E que pode ser utilizada não apenas quanto ao preconceito e racismo, mas com outras formas de discriminação como sexo, política, religião, obesidade, deficiência, bullying etc.
De acordo com pesquisa que fiz na web:
"Foi a repetição, muitos anos depois, da experiência que Elliott havia feito na escola que lecionava, em 1968, e que se transformou no longa "The Eye of the Storm".
A professora e socióloga Jane Elliott ganhou um Emmy pelo documentário de 1968 "The Eye of the Storm", em que aplicou um exercício de discriminação em uma sala de aula da terceira série, baseada na cor dos olhos das crianças.
Hoje aposentada, aplica workshops sobre racismo para adultos.
"Olhos Azuis" é a documentação de um desses workshops em que o exercício de discriminação pela cor dos olhos também foi aplicado.
O objetivo do exercício é colocar pessoas de olhos azuis na pele de uma pessoa negra por um dia.